Festa do interior


Quem conhece o interior do Brasil - ao menos de literatura - sabe que São João é uma festa mais festejado que o próprio Natal.
No interior do Mato Grosso é igual, mais precisamente em Poxoréu.

A fé e a religiosidade são praticadas no dia a dia. É algo muito diferente dos grandes centros urbanos. Cidades como esta que vivem em grande parte da produção rural, tem características interessantes. Para comemorar a data e agradecer as dádivas da produção da terra, num mesmo dia temos o Toque da Alvorada as três da manhã, quando centenas de homens e mulheres, montados em seus cavalos cuidadosamente enfeitado e escovados saem para um dia de viagem. Tais cavaleiros vestem suas melhor roupas de trabalho e empunham seus berrantes, ferramentas de trabalho. Cavaleiros partem para um dia todo de Cavalgada pelas propriedades da região, levando alegria e agradecimento pelo ano de produtividade e proteção.
Finalizam o dia levando seus animais até a praça do centro da cidade para uma benção na Missa Sertaneja. Músicas populares adaptadas para o agradecimento da hora. Muito especial em cada detalhe, que me fascinou. Palavras de reconhecimento aos grãos que dão frutos e que alimentam a todos; a terra que produz; aos animais que ajudam na lida e que na hora certa tenham o merecido descanso com dignidade!

Durante o dia, a 6 a. Festa do Pequi: flores de legumes e frutas enfeitam todas as mesas para mostrar a safra e divulgar o fruto regional. O casal Jurandir e Lena recebem em sua propriedade, mais de mil pessoas - entre visitantes de muitos Estados, autoridades máximas do Mato Grosso, e a população local que prestigia a festa.
No cardápio, caldo de peixe na entrada; filé de tambaque ensopado; arroz de carneiro, costelinha de porco; galinhada tudo servido com seu molho de pequi adequado sob a batuta do Chef regional Ceará. Mouse, sorvete, bombom e claro que licor de Pequi. Música o dia todo, com violeiros de raiz, dupla caipira, Artesanato e muita alegria. Amo estas experssões verdadeiras da cultura regional.

No dia 24, dia de São João a missa conta a história detalhada do Santo, sua vida e pede sua benção numa quermesse de prêmio e mais comilança.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ai, minha nossa senhora da degustacao, protetora dos pratos de ocasiao, dai-me um convite para esta festa! (acho que o sinônimo de paraíso deve ser Poxoreu!)
Sheila Gies

Anônimo disse...

kkkk...adoreeeeiii e fiquei tremula por aqui tb......daria meu ouro e me transportaria ja....
Eveline Andrade

Anônimo disse...

Que coisas mais lindas.
Zuleica Zupelari

Anônimo disse...

Ai, minha nossa senhora da degustacao, protetora dos pratos de ocasiao, dai-me um convite para esta festa! (acho que o sinônimo de paraíso deve ser Poxoreu!)
Sheila Gies

Anônimo disse...

Ai, minha nossa senhora da degustacao, protetora dos pratos de ocasiao, dai-me um convite para esta festa! (acho que o sinônimo de paraíso deve ser Poxoreu!)
Sheila Gies

Caderninho de Viagem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eveline Andrade
kkkk...adoreeeeiii e fiquei tremula por aqui tb......daria meu ouro e me transportaria

Anônimo disse...

Zuleica Zupelari
Que coisas mais lindas.

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores